Carteira do Idoso – O que é, Para que serve, Quem tem direito. Saiba tudo aqui!!!

0
441

Os 60 anos podem ser bastante desafiadores em muitos aspectos. No entanto, essa também é a idade da chegada de inúmeros diretos, como a carteira do idoso. Com ela o idoso passa a ter acesso a inúmeros serviços como descontos em passagens e até mesmo viagens grátis.

Quer saber mais sobre o que é a carteira do idoso, como funciona e como solicitar a sua? Então continue lendo e confira!

Oque é a Carteira do Idoso?

A carteira do idoso é um documento garantido pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). Ela permite que idosos realizem viagens interestaduais de graça ou então com desconto. Sua renovação deve ser feita a cada dois anos. Além disso, o idoso pode usar este documento em todo território nacional. E ele é aceito por todas as empresas de transporte.

Aproveite todos os benefícios que são disponibilizados para você!

Para que serve?

A certeira do idoso serve basicamente para garantir o acesso de idosos a viagens interestaduais. Com ela é possível fazer viagens de graça ou com descontos de pelo menos 50%.

Isso porque, segundo a Lei, todas as empresas de transporte devem reservar no mínimo duas passagens para idosos. Habitualmente, as cadeiras reservadas costumam se situar na primeira fileira do veículo. Além disso, outro ponto a ser ressaltado é que a passagem nesse caso é intransferível. Ou seja, outra pessoa que não seja o idoso detentor do direito não poderá usar a passagem. Vale mencionar ainda que o idoso deve reservar a passagem horas antes do embarque.

Quem tem direito?

De modo geral, tem direito a carteira do idoso, todo cidadão com mais de 60 anos que possua renda de até dois salários mínimos.

Para comprovar a renda é possível utiliza um dos seguintes documentos:

  • Contracheque de pagamento;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Benefícios da carteira do idoso

Um dos grandes benefícios da carteira do idoso, para pessoas acima dos 65 anos, é a gratuidade nos ónibus e circulares urbanos e semi-urbanos. No entanto, é importante ressaltar que em alguns casos é preciso apresentar apenas um documento oficial com foto para obter este direito. 

Por outro lado, no caso de ônibus interestaduais, haverá a reserva de 2 vagas gratuitas por veículo. Caso ambas estejam reservadas, a empresa dará um desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. Nesse caso, é necessário apresentar tanto a carteira do idoso, quanto um documento oficial com foto.

Como solicitar a carteira do idoso?

Os interessados em obter a carteira do idoso que preencherem os requisitos já citados devem procurar o CRAS de seus municípios. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal.

Ao se inscrever no Cadastro Único, o idoso receberá o Número de Identificação Social que servirá  para fazer a solicitação da carteira. Além do NIS, ele também deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Original e cópia de um documento oficial com foto, como RG ou CNH;
  • Original e copia de um comprovante de endereço no nome do idoso, podendo ser uma conta de energia, por exemplo.

Depois disso, é só aguardar a emissão da sua carteira do idoso. De modo geral ela não costuma demorar e já pode ser utilizada logo depois de recebida.

Gostou de saber mais sobre a carteira do idoso? Se você tem esse direito não deixe de aproveitá-lo!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para deixar seu comentário abaixo ou então compartilhe esse artigo para que outras pessoas também se informem sobre este benefício social!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui