Brasil Sorridente: Dentista de graça para população brasileira

18
1805

Você sabia que é possível se consultar com um dentista de graça? Pois é, em 2004 foi inserida a saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Brasil Sorridente, que permite que os brasileiros tenham atendimento odontológico gratuito.

Se você não sabe como funciona esse atendimento, esse post é pra você!
Boa leitura.

A recomendação é que cada indivíduo vá ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses, pois infecções e doenças podem surgir diante a má higiene bucal ou outros problemas. O cenário atual é que na realidade em que vivemos nem todos tem acesso a um tratamento odontológico particular, devido elevados preços dos tratamentos. Uma simples limpeza pode chegar a mais de R$200,00 em algumas cidades brasileiras.

Mas, sabendo que todo brasileiro tem assegurado o direito à saúde, o atendimento odontológico gratuito é uma realidade no Brasil através do Programa Brasil Sorridente.

O QUE É O BRASIL SORRIDENTE?

É um programa que faz parte do SUS e atua promovendo ações de prevenção e promoção saúde bucal de forma totalmente gratuita. A maioria dos atendimentos feitos pelos dentistas são atendimentos de urgência, mas também é possível fazer atendimentos que visam a prevenção de futuros problemas odontológicos.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O programa não é importante somente para quem busca o atendimento, mas também para o profissional da saúde bucal, uma vez que, o programa emprega anualmente e capacita muitos profissionais.

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS OFERECIDOS PELO SUS?

Os tratamentos vão do mais básico, como limpeza até próteses de dentaduras. Confira alguns serviços prestados pela odontologia do SUS:

  • Aparelho ortodôntico;  
  • aplicação de flúor;
  • biópsias;
  • cirurgia ortognática;
  • extrações dentárias;
  • implante;
  • retirada de sisos;
  • retirada de tártaro;  
  • tratamento de cáries e outros serviços

QUEM TEM DIREITO AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO?

A Constituição da República Federativa do Brasil – Art. 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Como foi mencionado o atendimento gratuito é um serviço prestado pelo Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, todo cidadão brasileiro tem esse direito assegurado, então não é necessário nenhum tipo de comprovação de renda, mesmo sendo gratuito.

COMO CONSEGUIR ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO?

Embora todos os indivíduos brasileiros possuam esse direito, nem todos os municípios possuem infraestrutura ou profissionais para atender essa demanda.

Para consultar se seu município fornece esse atendimento basta ir a Unidade Básica de Saúde – UBS (conhecido como Posto de Saúde) mais próxima de sua casa, portando o documento oficial com foto e cartão do SUS. Caso não tenha o cartão do SUS o próprio Posto de Saúde te informará como conseguir.

Alguns municípios possuem atendimento odontológico nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, principalmente quando são casos de urgência ou atendem em algum local específico só para atendimentos odontológicos, que pode ser informado por meio da Prefeitura do Município.

Se o serviço estiver disponível na sua cidade, basta agendar uma consulta com o dentista para uma avaliação. Mediante a avaliação outros procedimentos e tratamentos serão realizados sem custo algum.

18 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de fazer parte do Brasil Sorridentes pois preciso de implante, pois hoje encontro desempregada e não tenho condições de pagar um dentista particular, tenho 58 anos. Pois resido no Bairro do Ipiranga.

  2. Gostaria de fazer implante dentário ou colocar dessas pontes fixas ,pois já tive sérios problemas com meus dentes desde minha primeira gravidez.perdi quase todos meus dentes ,hoje me encontro desempregada sem nenhum benéfico.tenho muita dor de cabeça e problema na coluna por causa dos meus dentes e gostaria de saber como posso ser beneficiada pelo sus

  3. Vc fala vai lá se cadastra mas me cadastrei ainda tinha dentes, sou epilética diabetes e pressão alta, perdi muitos dentes por crise e depressão e tô esperando hoje tenho 41 anos sem esperança tenho vergonha quase não saio mantenho a boca fechada pra não ser humilhada. Eu não tenho nem o básico que o acompanhamento da diabetes e quando nos iludidos com uma chance e assim.

    • Olá, Delma!
      Sinto muito por sua situação. Esse é um portal de notícias de caráter informativo. De maneira nenhuma é nosso intuito iludir os cidadãos brasileiros. Não possuímos nenhum vínculo com nenhum órgão do governo. Nosso objetivo é apenas passar informação de qualidade e mostrar quais são os direitos dos brasileiros.
      Abraços!

  4. Eu gostaria muito poder fazer esse tratamento uso dentaduras superior e inferior e isso me deixa com baixa alto estima sofro com tudo isso . Meu sonho de consumo poder ter um sorriso bonito e voltar a sentir os sabores das comidas e voltar a sentir felicidades coisa que a muito tempo não sinto . ???

    • Olá, Regina!
      No artigo informa sobre como buscar o tratamento.
      “Para consultar se seu município fornece esse atendimento basta ir a Unidade Básica de Saúde – UBS (conhecido como Posto de Saúde) mais próxima de sua casa, portando o documento oficial com foto e cartão do SUS.”
      Abraços!

    • Olá, Vanessa! O artigo informa sobre como buscar essa informação.
      “Para consultar se seu município fornece esse atendimento basta ir a Unidade Básica de Saúde – UBS (conhecido como Posto de Saúde) mais próxima de sua casa, portando o documento oficial com foto e cartão do SUS.”
      Se seu município possuir o atendimento odontológico ele realizará sim o tratamento de canal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui