Confira as mudanças no Abono Salarial PIS/PASEP 2022

4
5222

Milhões de brasileiros todo ano contam com o pagamento do Abono salarial PIS/PASEP. No ano de 2021 ocorreu o adiamento do pagamento referente a alguns meses, por isso, hoje trouxemos um conteúdo para você conferir as principais mudanças do abono salarial PIS/PASEP 2022.

O que é o PIS/PASEP?

PIS/PASEP 2022 será pago no primeiro semestre do ano.

É um abono ou seja, um benefício pago ao trabalhador anualmente. Os pagamentos são feitos de forma proporcional ao tempo de trabalho no ano base (o ano que do qual se refere os pagamentos).

Diferentemente do que muitas pessoas pensam o PIS não é a mesma coisa do PASEP. O PIS se trata de um abono destinado ao trabalhador de empresa privada, pago pela Caixa Econômica Federal e o PASEP é destinado ao servidor público e pago pelo Banco do Brasil.

Qual a principal mudança para o ano de 2022?

A principal mudança é o período de pagamento. Os pagamentos do abono salarial do ano base 2020 deveria ter sido pago até julho de 2021, entretanto, houve um adiamento, o que causou indignação em muitos trabalhadores.

Pois bem, conforme Resolução CODEFAT nº 896, de 23 de março de 2021, os próximos pagamentos serão realizados no primeiro semestre do ano, tendo início em janeiro de 2022.

A diferença é essa, antes os pagamentos iniciavam no segundo semestre de um ano e tinham o término no outro ano. Agora, todos os trabalhadores receberão o abono no mesmo ano.

Quem terá direito ao pagamento do Abono Salarial 2022?

Não houve alteração nos critérios para pagamento do Abono salarial PIS/PASEP 2022. Os requisitos são:

– Estar inscrito no PIS ou estar cadastrado no PASEP há pelo menos 05 anos

– Ter uma média de 02 salários mínimos mensais com registro na carteira

– Ter trabalhado com registro na carteira no ano base por pelo menos 30 dias, sendo consecutivos ou não

– Estar atualizado pela empresa no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). O envio das informações é de obrigação da empresa contratante e possibilitam o trabalhador de receber o abono.

Como sacar o PIS quando for liberado?

Uma das maneiras mais comuns é utilizando o Cartão Cidadão. Se você tem alguma dúvida sobra como sacar clique no artigo a seguir: ABONO SALARIAL PIS: COMO SACAR?

Leia também:

Como saber se tenho direito ao Abono Salarial PIS 2022?

Para o PIS: Você pode conferir através do site da Caixa em “Consultar pagamento”, no Aplicativo Caixa Trabalhador, ou ainda entrar com contato com a Central de Atendimento do PIS no telefone 0800 726 0207.

Para o PASEP: Nos canais oficiais do Banco do Brasil 4004-0001 (capitais e região metropolitana); 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (deficiente auditivos).

Artigo anteriorEntenda sobre a nova regra de idade para se aposentar
Próximo artigoAuxílio Brasil começa a ser pago em novembro

4 COMENTÁRIOS

    • Olá, Maria!
      Tanto o PIS como o FGTS possuem critérios a serem seguidos para o recebimento, um deles é o registro CLT no ano base de pagamento.
      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento 0800 726 0207 – Atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui