Cadastro Único 2023: Aprenda a fazer o seu! [ATUALIZADO]

Neste artigo, trouxemos um guia detalhado de como conseguir seu Cadastro Único e com ele participar dos programas de auxilio e beneficio do Governo!

Anúncios

O Cadastro Único é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para identificar e conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda no Brasil. É por meio dele que as pessoas têm acesso a programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida e outros. Veja Quais são os Benefícios que se pode conseguir a partir do CadÚnico.

O CadÚnico pode ser feito por todas as pessoas que se enquadram nos critérios de baixa renda estabelecidos pelo Governo Federal. Para fazer o cadastro, é necessário seguir alguns passos simples que iremos explicar abaixo.

Onde fazer o Cadastro Único?

Localize o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você. O CRAS é o órgão responsável por fazer o cadastro das famílias no Cadastro Único. É importante lembrar que cada município tem seu próprio CRAS, então é preciso procurar o que fica mais perto de onde você mora.

Quais documentos são necessarios?

Leve os documentos necessários. Para fazer o Cadastro Único, é preciso apresentar os seguintes documentos: CPF ou título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, RG, comprovante de residência e comprovante de renda de todos os membros da família.

Agende um horário. Em alguns CRAS é necessário agendar um horário para fazer o cadastro. Por isso, é importante ligar com antecedência para saber como é o procedimento no seu município.

Formulário de Cadastro

Preencha o formulário. Quando chegar ao CRAS, você receberá um formulário para preencher. Esse formulário tem perguntas sobre a sua família, como número de membros, renda, despesas, entre outras.

Conclua o cadastro. Depois de preencher o formulário, um funcionário do CRAS irá analisar as informações e concluir o seu cadastro. É importante que você forneça todas as informações corretas e atualizadas para que o seu cadastro seja aprovado.

Processo de Aprovação

Aguarde a aprovação. O processo de aprovação do Cadastro Único pode levar alguns dias. Depois que o cadastro for aprovado, você receberá um Número de Identificação Social (NIS), que é um número único que identifica a sua família no Cadastro Único.

É importante lembrar que é necessário manter o cadastro atualizado. Se houver mudança na renda ou na composição da família, é preciso informar o CRAS imediatamente para que o Cadastro Único seja atualizado.

Fazer o Cadastro Único é um passo importante para ter acesso aos programas sociais do Governo Federal. Se você se enquadra nos critérios de baixa renda, não perca tempo e faça o seu cadastro o quanto antes. Com ele, você pode ter acesso a benefícios que podem melhorar a sua vida e a vida da sua família.