Medicação mais barata – Conheça o Programa Farmácia Popular!

0
1061

Você conhece ou já ouviu falar do Programa Farmácia Popular?
Se não, esse post é para você!

O QUE É FARMÁCIA POPULAR?

O programa é uma inciativa do Governo Federal que cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica: a disponibilização de medicação mediante ressarcimento.

Você sabia que uma pesquisa revelou que os brasileiros gastam 19% da sua renda com saúde? A verdade é que sabemos que muitas coisas no Brasil possuem elevados preços e claro, isso também reflete na saúde e na indústria farmacêutica. Por isso é necessário tornar mais simples o acesso a serviços básicos aos brasileiros.

O propósito da iniciativa do Programa é dar acesso a medicação aos cidadãos que são portadores das doenças mais comuns no país, além de reduzir o impacto no bolso dos brasileiros causado pela compra de remédios.

Atualmente, o programa possui rede própria, ou seja, unidades que levam o nome “Farmácia Popular” ou parcerias com drogarias e farmácias privadas. Nesse caso, está sinalizado “Aqui tem Farmácia Popular”.

O QUE TEM NA FARMÁCIA POPULAR?

Atualmente, o programa fornece várias medicações, como por exemplo: anticoncepcionais, tanto injetáveis quanto os de via oral; medicamentos para asma, diabetes, hipertensão e fraldas geriátricas.

COMO FUNCIONA E QUEM PODE SE BENEFICIAR?

O Programa conta com mais de 100 tipos de medicação, que são passados de forma gratuita ou até mesmo a preço de custo. Isso significa que o usuário da medicação pode economizar em até 90% do valor quando comparado a rede privada sem o programa. Existe também um formato de venda que se chama, CO-PAGAMENTO, nesse modelo, o Governo paga uma parte do valor e o usuário o restante.

O Programa é voltado e atende a toda a população, qualquer pessoa pode utilizar, mas especialmente aqueles que não possuem condições de arcar com os altos valores da indústria farmacêutica e diante disso muitas vezes acabam interrompendo o tratamento.

COMO SABER SE MINHA MEDICAÇÃO ESTÁ NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR?

Primeiro requisito é estar dentro da lista de doenças atendidas: asma, diabetes ou hipertensão ou ser medicação de anticoncepção ou fralda geriátrica. Sabendo disso, você pode pesquisar na internet (existem listas que mostram os nomes das medicações fornecidas) ou consultar direto na farmácia.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • Receita médica atualizada do SUS ou particular. (Conferir a validade conforme a medicação);
  • identidade e CPF (menores de idade acompanhado do responsável também portando documentação);
  • procuração e documento do usuário quando ele for impossibilitado de comparecer na farmácia. Nesse caso, o procurador retira a medicação.

Se necessário apresentar algum outro tipo de documentação, o próprio estabelecimento informará.

Agora que você já sabe tudo sobre o Programa Farmácia Popular pode utilizar esse benefício ou compartilhar essas informações com alguém que possivelmente pode ser beneficiado pelo Programa.

Espero ter ajudado você. Até o próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui