Busca Ativa bolsa Família: Será realizado um Pente Fino no beneficio em 2023

A Operação Busca Ativa visa identificar e retirar famílias que não tem mais direito a receber do programa.

Anúncios

Segundo Informações, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social, anunciou que executará um novo programa de “Pente fino” no Bolsa Família, ou seja, fazer a retirada em massa de famílias que recebem o beneficio e não estão mais elegíveis para receber e em contrapartida, Identificar Famílias que possuem o direito mas ainda não recebem.

Com o nome de Busca Ativa, o processo de identificação será realizado por diversos métodos como: visitas de porta em porta, mobilização da comunidade e parcerias com organizações locais.

O Ministro informou ainda, que essa operação envolverá o repasse de recursos aos municípios para que seja promovida a atualização cadastral das pessoas no programa.

Com isso, será possível também identificar as famílias que poderão receber o valor Bônus de R$ 150,00 referente a possuir crianças de ate 6 anos de idade na Família. Esse bônus está previsto para começar a ser pago a partir de março de 2023.

“São pessoas que, em todas as regiões do Brasil, têm direito ao Bolsa Família, mas ficaram de fora. E, agora, o presidente Lula nos autoriza a fazer um programa Busca Ativa, integrado com os municípios”,

Quantas pessoas podem perder o Bolsa Família com o Busca Ativa?

Estima-se, que com essa operação, 10 milhões de beneficiarios poderão ter o cadastro cancelado por nao se enquadrar mais nos requisitos para receber o Bolsa Familia.

uma grande causa deste numero estrondoso é também por conta de diversas irregularidades dos dados fornecidos pelo Cadastro Único (CadÚnico). Por isso a importância de se manter seus dados sempre atualizados. Para saber como atualiza-los, Clique Aqui.

O novo Presidente do país, Luís Inácio Lula da Silva, Já havia anunciado, em novembro de 2022, que faria esse tipo de operação com o propósito de assegurar que o publico que realmente precisa do beneficio, possa recebe-lo.

Lembrando que as famílias que se enquadram no programa Bolsa Família, sao as que se encontram em situação de vulnerabilidade social (dividido em 2 grupos: pobreza e extrema pobreza).

Como já dito no post Anterior ( Confira quais mudanças serão feitas no Bolsa Família em 2023), o novo Bolsa Família, terá como condições para receber, boa frequência escolar das crianças da família e cartão de vacina atualizado, ou seja, com todas as vacinas em dia.

O Ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, se reunirá com os Ministros da Saúde (Nísia Trindade Lima) e da Educação (Camilo Santana) para alinhar quais serão as diretrizes da fiscalização destes cartões de vacina e frequência escolar.

Lembrando que você pode ter todas estas informações também no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Enfim, a Busca Ativa visa resolver o problema de famílias que se encontram hoje precisando do beneficio para se sustentar e que mesmo estando dentro de todos os critérios, ainda não recebe.

E você? Já recebe o beneficio? Esta dentro das pessoas que podem perder o beneficio ou que podem começar a participar?