Lula irá redesenhar o Auxilio Brasil em 2023, confira quais mudanças serão feitas.

Confira o que vai mudar no programa Auxilio Brasil sob o governo do Lula

Que o Lula foi eleito, todos nós já sabemos. O que queremos saber agora é quais mudanças esse novo governo fará e como isso impactará o povo brasileiro.

Uma mudança que parece já estar decidida para o próximo ano, é a reformulação do programa Auxilio Brasil.

Ao que tudo indica, o programa voltará aos antigos moldes do Bolsa Família, programa de transferência de renda que estava vigente antes do Auxilio Brasil ser instaurado.

O que vai mudar no Auxilio Brasil com Lula?

O Bolsa Família, exigia mais “condicionalidades” para que as famílias pudessem receber o beneficio. Isso é algo que pretende voltar com o novo governo, confirmou Tereza Campelo, coordenadora do grupo de assistência social no governo de transição.

“Não vamos fazer alterações bruscas. O presidente vai assumir, chamar prefeitos, chamar a rede de assistência social, conversar com a sociedade para retomar esse processo de reconstrução do Bolsa Família, seja do ponto de vista da equidade, olhando a composição da família. Agora, as condicionalidades, vamos retomar imediatamente”

Há também indícios de que será feita uma operação de “Pente Fino” no programa, já que muitas famílias recebem o beneficio sem se adequar as condições para receber, assim como muitas famílias que teriam direito ainda não conseguiram ser contempladas com o beneficio.

As condicionalidades que o Bolsa família exigia, que hoje o Auxilio Brasil não exige são: comprovação de vacinação infantil e frequência escolar.

Esses requisitos serão retomados, além disso, a estrutura familiar também será levada em conta, ou seja, se a família se constitui apenas por um pai solteiro com um filho ou uma mãe solteira com 3 filhos, isso afetará diretamente no valor recebido.

Em resumo, com a volta do Bolsa família, o programa ficará ainda mais criterioso e exigirá das famílias um cuidado maior acerca da saúde e educação das crianças.

Também será feita uma analise das famílias que já recebem para identificar possíveis fraudes de famílias que recebem sem a real necessidade.

Enfim, Esperamos de verdade que seja uma mudança real para melhorar as condições dessas famílias que se encontram hoje numa situação de extrema pobreza e para trazer um pouco mais de dignidade para elas.

Welbert Lucas
Welbert Lucas
Artigos: 25

0