Saiba porque manter o CadÚnico atualizado para receber o Auxílio Brasil

0
1639

O novo Programa do Governo criado para substituir o Bolsa Família, terá a mesma forma de cadastro do antigo programa. Beneficiários que não possuírem o CadÚnico atualizado, não conseguirão receber o benefício.

O que se prevê, é que a partir de novembro o Auxílio Brasil terá seu início, já que o Auxílio Emergencial se encerra no próximo mês de outubro, informação divulgada pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil foi criado para substituir o Bolsa Família e atenderá cerca de 1,5 milhões de novos beneficiários

É possível que você, caro leitor, esteja se perguntando: O que é e como manter o CadÚnico atualizado?

Bom… Então, vamos, lá!

O Cadastro Único, é a forma pelo qual o Governo usa para obter informações sobre quem está se cadastrando nos Programas Sociais oferecidos por ele. Basicamente, funciona como uma base de dados para o Governo.

Para atualizar suas informações, o primeiro passo é que você esteja inscrito no CadÚnico. O CadÚnico é feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Para conferir o CRAS que atende o seu município basta clicar no link a seguir e realizar a busca: Como encontrar o CRAS da minha cidade. Clique em Alterar local e insira o estado e a cidade que você mora. Você também pode conferir na Prefeitura de sua cidade.

POR QUE DEVO MANTER O CADÚNICO ATUALIZADO?

Qualquer mudança ou alteração, é necessário comunicar ao CRAS, seja ela, alteração de endereço, de renda, de grupo familiar e etc. Atualmente, muitas famílias perdem seus benefícios por não atualizarem os seus dados junto ao CRAS.

A atualização, permite você comprovar que ainda necessita do benefício que recebe e essa atualização deve ser realizada anualmente.

COMO ATUALIZAR MEU DADOS DO CADÚNICO?

É extremamente importante saber que essa atualização não é realizada de forma online ou por telefone. Para atualizar os dados deve obrigatoriamente comparecer ao CRAS de seu município com a documentação exigida pelo órgão.

NÃO SOU CADASTRADA NO CADÚNICO, COMO FAZER?

O responsável pela família deve agendar um dia e horário para comparecer ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de seu município.

Levar a documentação necessária para o cadastro, que é:

  • RG e o CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço.

Feito isso, a família cadastrada estará automaticamente registrada no sistema do Governo e poderá ter acesso a diversos benefícios, que estão sujeitos aprovação.

COMO FUNCIONARÁ O AUXÍLIO BRASIL?

O Auxílio Brasil, é um Programa Social de transferência de renda, criado pelo Governo Federal. Ele assegura a sobrevivência as famílias de pobreza e extrema pobreza com direito ao acesso a renda.

Ele foi criado para substituir o Bolsa Família, porém passou por alterações que permitirão que haja mais cadastro. A estimativa é que cerca de 1,5 milhões de pessoas tenham acesso a esse programa.

Segundo o Governo, o valor sofrerá uma alteração de 50% a mais do que o valor pago pelo Bolsa Família, passando então a beneficiar as famílias com quase R$300,00.

Preparamos um artigo sobre o Auxílio Brasil que pode tirar suas dúvidas, clique no link e saiba mais informações sobre ele: Saiba mais sobre o Auxílio Brasil.

Se você percebeu que tem direito e ainda não tem o cadastro, procure o CRAS e faça sua inscrição. E para você caro leitor ou leitora, que já possui o benefício, não esqueça de manter sempre seus dados atualizados, para evitar o cancelamento ou suspensão do benefício.

Espero ter ajudado, até o próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui