FGTS: O que é, quem tem direito e como saber se ele está sendo depositado

19
9996

Se você ainda não conhece o FGTS e não sabe como ele funciona, esse post é perfeito para isso.

Portanto, se te interessa saber mais sobre o tema, fique comigo até o final.

Boa leitura!

O que é o FGTS?

O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e conhecido por muitos anos pelos trabalhadores que tem carteira assinada.

Esse é um benefício calculado de maneira mensal com o intuito de garantir ao trabalhador um fundo de emergencial caso ele seja demitido sem justa causa.

Assim, todos os meses ele é depositado em uma conta no nome do colaborador na Caixa Econômica Federal.

Portanto, ele passa a ser somado e corre juros, para que em determinados momentoso colaborador possa dispor desse fundo.

Como saber se você tem direito ao FGTS?

Depois de declarado na constituição federal, o FGTS passou a ser um direito de todas as pessoas que trabalham com carteira assinada, onde você não pode optar por ele ou não.

Portanto, se você trabalha de carteira assinada, você tem o direito do FGTS.

Assim, quem tem direito a esse benefício são:

  • Trabalhadores safreiros e rurais;
  • Funcionários intermitentes;
  • Funcionários temporários;
  • Atletas profissionais;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Menores aprendizes;
  • Trabalhadores domésticos.

Portanto, as pessoas que não são aptas ao benefício do FGTS são os:

  • Estagiários;
  • Empregados autônomos;
  • Profissionais freelancers.

Isso acontece, porque dentro dessa categoria não são realizados os depósitos mensais no fundo de garantia.

Como saber se meu FGTS está sendo depositado mensalmente?

É fundamental que mensalmente, os empregadores depositem o saldo de 8% do salário bruto do seu funcionário na conta do FGTS vinculada a ele.

Claro, esse percentual acaba mudando de acordo para os trabalhadores, de acordo com a categoria, por exemplo, o menor aprendiz passa a ser de 2% no valor do salário.

Entretanto, fique atento, pois esse valor não pode e não deve ser descontado do salário do colaborador como acontece nos casos de benefícios do vale transporte ou INSS.

Ele deve ser depositado independente do colaborador e por essa razão, muitos acabam tendo dúvida se o FGTS está ou não sendo depositado.

Entretanto, fique tranquilo, pois, você pode consultor o seu extrato de FGTS de algumas maneiras.

A maneira mais antiga é a carta com o extrato do seu FGTS que deve chegar pelos correios a cada dois meses, endereçado no seu nome e na sua casa.

Mas, com o decorrer dos anos, acabou surgindo novas maneiras, como consultor o extrato por SMS, ligação e até mesmo de maneira online.

Para verificar o extrato via SMS, você deve realizar o cadastro no site da Caixa Econômica Federal ou comparecer em um terminal de autoatendimento nas agências da Caixa.

Por fim, você tem também a chance de realizar uma ligação para o canal de atendimento Caixa Cidadão, que é o 0800 726 0207.

Se for correntista da Caixa, pode consultar através da internet banking pela maneira que você acessa a sua conta normalmente.

Essas são hoje uma das maneiras mais comuns para você saber se está ou não tendo o seu FGTS depositado.

Para ainda mais informações, acesse : https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx e clique em sou trabalhador no canto superior esquerdo.

19 COMENTÁRIOS

  1. Também estou com duvida por que entrei e não apareceu nada queria saber sobre o fgts e pis pra ver sê tenho direito

  2. Bom dia trabalhei numa empresa por 3 anos e pedi a demissão agora já faz mas de 3 que saí como fasso para retirar o meu FGTS

    • Olá Aldo!
      Se o empregado pedir demissão ele não terá direito ao FGTS, mas de acordo com a reforma trabalhista em 2019, surgiu a Demissão Consensual, nela há possibilidade do empregado receber 50% da multa rescisória sobre o saldo do FGTS, além de 80% do saldo da conta do FGTS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui