Se você ainda não conhece o FGTS e não sabe como ele funciona, esse post é perfeito para isso.
Portanto, se te interessa saber mais sobre o tema, fique comigo até o final.
Boa leitura!
O que é o FGTS?
O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e conhecido por muitos anos pelos trabalhadores que tem carteira assinada.
Esse é um benefício calculado de maneira mensal com o intuito de garantir ao trabalhador um fundo de emergencial caso ele seja demitido sem justa causa.
Assim, todos os meses ele é depositado em uma conta no nome do colaborador na Caixa Econômica Federal.
Portanto, ele passa a ser somado e corre juros, para que em determinados momentoso colaborador possa dispor desse fundo.
Como saber se você tem direito ao FGTS?
Depois de declarado na constituição federal, o FGTS passou a ser um direito de todas as pessoas que trabalham com carteira assinada, onde você não pode optar por ele ou não.
Portanto, se você trabalha de carteira assinada, você tem o direito do FGTS.
Assim, quem tem direito a esse benefício são:
- Trabalhadores safreiros e rurais;
- Funcionários intermitentes;
- Funcionários temporários;
- Atletas profissionais;
- Trabalhadores avulsos;
- Menores aprendizes;
- Trabalhadores domésticos.
Portanto, as pessoas que não são aptas ao benefício do FGTS são os:
- Estagiários;
- Empregados autônomos;
- Profissionais freelancers.
Isso acontece, porque dentro dessa categoria não são realizados os depósitos mensais no fundo de garantia.
Como saber se meu FGTS está sendo depositado mensalmente?
É fundamental que mensalmente, os empregadores depositem o saldo de 8% do salário bruto do seu funcionário na conta do FGTS vinculada a ele.
Claro, esse percentual acaba mudando de acordo para os trabalhadores, de acordo com a categoria, por exemplo, o menor aprendiz passa a ser de 2% no valor do salário.
Entretanto, fique atento, pois esse valor não pode e não deve ser descontado do salário do colaborador como acontece nos casos de benefícios do vale transporte ou INSS.
Ele deve ser depositado independente do colaborador e por essa razão, muitos acabam tendo dúvida se o FGTS está ou não sendo depositado.
Entretanto, fique tranquilo, pois, você pode consultor o seu extrato de FGTS de algumas maneiras.
A maneira mais antiga é a carta com o extrato do seu FGTS que deve chegar pelos correios a cada dois meses, endereçado no seu nome e na sua casa.
Mas, com o decorrer dos anos, acabou surgindo novas maneiras, como consultor o extrato por SMS, ligação e até mesmo de maneira online.
Para verificar o extrato via SMS, você deve realizar o cadastro no site da Caixa Econômica Federal ou comparecer em um terminal de autoatendimento nas agências da Caixa.
Por fim, você tem também a chance de realizar uma ligação para o canal de atendimento Caixa Cidadão, que é o 0800 726 0207.
Se for correntista da Caixa, pode consultar através da internet banking pela maneira que você acessa a sua conta normalmente.
Essas são hoje uma das maneiras mais comuns para você saber se está ou não tendo o seu FGTS depositado.
Para ainda mais informações, acesse : https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx e clique em sou trabalhador no canto superior esquerdo.