Confira neste post, todas as informações sobre o PIS 2023
Já estamos em 2023 e muitas pessoas ainda possuem dificuldades em saber qual data receberá a sua parcela do PIS. Confira abaixo, o calendário de 2023
O que é o PIS?
O PIS é um programa criado pelo governo federal para beneficiar trabalhadores com salários até dois salários mínimos. O programa tem como objetivo complementar o rendimento dos trabalhadores e ajudá-los a manter um padrão de vida digno. O PIS é pago anualmente e o valor do benefício varia de acordo com o tempo de contribuição do trabalhador.
No entanto, devido à pandemia do Coronavírus, o pagamento do PIS de 2021 foi adiado e ainda não há uma data certa para o pagamento do beneficio(Há rumores de que será pago em janeiro de 2023, mas nada confirmado.). O governo federal ainda está analisando a situação e, assim que tiver uma decisão, comunicará aos beneficiários.
Enquanto isso, os beneficiários do PIS podem ficar atentos às notícias e acompanhar as informações sobre o pagamento do benefício. Além disso, é importante que os trabalhadores mantenham seus dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), pois são por meio dele que o pagamento do PIS é feito.
Qual é a data de pagamento do PIS?
Confira abaixo, o Calendário de pagamento do PIS/PASEP 2023:
NASCIDOS EM
- JANEIRO 15/02/2023
- FEVEREIRO 15/02/2023
- MARÇO 15/03/2023
- ABRIL 15/03/2023
- MAIO 17/04/2023
- JUNHO 17/04/2023
- JULHO 15/05/2023
- AGOSTO 15/05/2023
- SETEMBRO 15/06/2023
- OUTUBRO 15/06/2023
- NOVEMBRO 17/07/2023
- DEZEMBRO 17/07/2023
Quem tem direito ao PIS?
O PIS é um benefício que tem como objetivo incentivar o trabalhador e melhorar a sua renda. Por isso, são os trabalhadores assalariados que têm direito ao benefício.
Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter carteira de trabalho assinada;
- Ter cadastro ativo no PIS há pelo menos 5 anos;
- Receber, no mês de referência, a remuneração mensal de até 2 salários mínimos.
Como o PIS é calculado?
O PIS é um benefício que é pago anualmente e seu valor é calculado com base na remuneração do trabalhador no ano anterior. Para o cálculo do benefício, são considerados os seguintes fatores:
- Salário bruto;
- Número de dias trabalhados no ano;
- Número de dependentes.
Como receber o PIS?
Para receber o PIS, o trabalhador deve se cadastrar no site da Caixa Econômica Federal e fornecer os seguintes dados:
- Número do PIS;
- Data de nascimento;
- CPF.
Após o cadastro, o trabalhador deverá aguardar a data de pagamento do benefício para recebê-lo. O valor do PIS será depositado na conta corrente do trabalhador cadastrado no site da Caixa Econômica Federal.
OBS: Caso o trabalhador não possua conta na Caixa Econômica Federal, o benefício poderá ser sacado em qualquer agência da instituição.
Como calcular o PIS?
O valor do PIS é calculado com base na remuneração mensal do trabalhador e no número de meses em que o trabalhador esteve cadastrado no programa. Para calcular o valor do benefício, basta multiplicar a remuneração mensal pelo número de meses de contribuição.
Exemplo: Um trabalhador que recebe R$ 1.200,00 por mês e está cadastrado no PIS há 60 meses, terá direito a um benefício de R$ 720,00 (60 x 1.200,00).
Enfim, com base nessas informações, cabe a todos os beneficiarios, aguardar e ficar atento às noticias relacionadas ao PIS. Nós, da Pensamento Avante estaremos sempre buscando atualiza-los da situação de todos os benefícios pago no país atualmente.
É possível consultar o valor a ser pago do seu PIS, usando o seu CPF. Para mais informações, clique aqui