Saiba como contratar o empréstimo consignado

0
705

Caro leitor, no artigo de hoje você vai conhecer o empréstimo consignado. Então, se você tem alguma curiosidade, interesse sobre esse assunto ou pretensão em adquirir esse empréstimo, leia o artigo até o final.

Boa leitura!

Empréstimos podem ser bons aliados na hora de realizar algum objetivo pessoal. Seja para fazer uma reforma, adquirir um imóvel, comprar um carro, quitar uma dívida ou até mesmo na organização das contas de casa. Não importa qual seja o motivo da contratação, se adquirido da forma correta, ele pode te ajudar.

O QUE É?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que não necessita de avalista e que tem como garantia o salário ou benefício de quem realiza a contratação.

Cerca de 6 milhões de brasileiros recorreram ao empréstimo durante a pandemia.

Mas como assim? É simples! Esse empréstimo é uma modalidade exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, empregados assalariados no regime CLT de empresas privadas e servidores públicos. Com isso, o pagamento do empréstimo é feito através de descontos no pagamento do contratante e ele passa a receber o salário ou benefício já com os descontos realizados.

Isso explica o porquê desse empréstimo possuir taxas de juros menores do que as outras modalidades de empréstimos. Como o benefício ou salário do contratante é a garantia, torna-se, mais difícil ficar inadimplente.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Comodidade: a principal vantagem é de não ter que se preocupar em lembrar os vencimentos do empréstimo, porque ele já é descontado automaticamente.

Segurança: a financeira possui um limite para o valor da prestação. O valor de pagamento da parcela não pode ultrapassar 35% do salário de quem busca pelo empréstimo. Evitando surpresas desagradáveis, como um salário muito menor do que o valor original sem descontos.

Para aposentados e pensionistas do INSS, a margem consignável aumentou para 40%. Consequência da Lei 14.131/2021, conversão da Medida Provisória 1.006/2020.

Menor risco de inadimplência: o desconto automático evita que o contratante não realize o pagamento e fique negativado.

Contratação por quem está negativado: algumas instituições trabalham com empréstimo consignado para quem tem restrições no CPF. Como já citado no início do artigo, o empréstimo consignado se utilizado da forma correta pode ser um bom aliado. Então, essa é uma boa opção para quem deseja limpar o nome e retornar com o poder de compra.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?

Renda comprometida: ainda que isso seja um fator de segurança, também pode ser visto como desvantagem, pois parte do seu benefício ou pagamento é destinado a quitação do empréstimo.

Impossibilidade de alterar a data de pagamento: como o desconto é automático, não é possível mudar a data ou adiar os pagamentos.

Não está disponível para qualquer pessoa: essa linha de crédito é disponível exclusivamente para os grupos citados acima (aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, empregados assalariados no regime CLT de empresas privadas e servidores públicos).

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Normalmente, para empréstimos consignados o contratante precisa apresentar:

  • RG
  • CPF
  • comprovante de residência atualizado e
  • comprovante de renda mais recente.

Sendo necessário algum outro documento, o banco ou financeira solicitará ao contratante.

Uma informação relevante, é que o valor liberado depende da análise de cada financeira e muitas levarão o Score em consideração na hora de realizar a análise de crédito.

QUAIS SÃO AS MENORES TAXAS DO MERCADO?

Em outubro de 2020 o Banco Central disponibilizou alguns dados sobre taxas de juros dessa modalidade de empréstimo. As quatro empresas com menores taxas de juros são:

  • Caixa Econômica Federal, com taxa de 1,35% ao mês e 17,47% ao ano;
  • Banco do Brasil com taxa de 1,47% ao mês e 19,08% ao ano;
  • Banco Safra com taxa de 1,67% ao mês e 22,00% ao ano e
  • Banco Agibank com taxa de 1,95% ao mês e 26,08% ao ano.

SOU CLT. COMO CONSEGUIR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Primeiro passo é se direcionar ao departamento de RH da empresa em que você trabalha e verificar se a empresa possui convênio com alguma instituição financeira que oferece o serviço de empréstimo consignado. Se a empresa possuir um ou mais convênios, basta escolher a financeira e entrar em contato para solicitar a análise.

Para as outras categorias, como pensionistas, aposentados, servidores públicos e os outros, pode ser ainda mais simples, realizar uma busca na internet de quais financeiras são conveniadas.

Bom, agora que você já conhece o empréstimo consignado, já consegue decidir se é ou não a melhor alternativa para você. Se for, busque pela financeira que melhor te atende.

E não se esqueça, se esse post te ajudou, compartilhe com mais pessoas.

Espero ter ajudado. Até o próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui