Telefone popular: Saiba tudo sobre este programa!

3
1369

Se comunicar com as outras pessoas a distância é algo fundamental nos dias de hoje. Uma das formas mais tradicionais de se fazer isso é a utilização da telefonia fixa. Mas nem todos tem este serviço em suas casas. Visando democratizar este serviço é que o Governo Federal criou o Telefone Popular.

Este é um programa que busca garantir tarifas menores para os serviços de telefonia fixa. Ele teve sua oficialização por meio de decreto. E inclui as principais operadoras de telefonia do Brasil, trazendo baixo custo e serviço de qualidade aqueles que mais precisam.

Com a chegada dos celulares, o telefone fixo acabou perdendo força, mas, ainda sim, é uma grande ferramenta para pessoas se comunicarem com seus entes queridos.

Ainda não conhece o Programa Telefone Popular? Então, continue sua leitura e saiba mais sobre este programa e suas vantagens. Veja também para quem o programa se destina e como se inscrever nele. Confira!

O que é Telefone Popular?

O Telefone Popular é um programa do Governo Federal que serve como auxílio, principalmente à famílias de baixa renda. Este auxílio visa ofertar acesso aos serviços de telefonia fixa, a um custo bastante reduzido. Basicamente é uma condição especial de contratação dos serviços que as operadoras de telecomunicação disponibilizam.

Como funciona o programa?

O programa Telefone Popular foi lançado há alguns anos e visa ampliar o acesso ao telefone fixo. Para isto, ele oferece um plano mais barato, que conta com uma franquia mensal de 90 minutos. E que se destina a chamadas em nível local entre os telefones fixos. A família a ser beneficiada pelo programa irá pagar uma taxa mensal baixa em comparação a taxa convencional.

 Em alguns casos, a taxa a ser paga pelas famílias de baixa renda é inferior a 15 reais. Além disso, nos casos em que a taxa é maior de 15 reais, o valor ainda continua sendo inferior se comparado as taxas tradicionais de telefone.

Quem tem direito ao Telefone Popular?

O Telefone Popular é um auxílio destinado exclusivamente a famílias que se encontram inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Inclusive, este programa se assemelha a outros que o Governo oferece, como o benefício do Bolsa Família, por exemplo.

Se você se enquadra nesta parcela da população, basta atualizar os dados no Cadastro único para conseguir os benefícios do Telefone Popular. E começar a pagar valores menores que com certeza irão caber no seu bolso. Veja mais a seguir sobre como se inscrever no programa.

Como se inscrever no programa?

Como mencionada antes da inscrição é necessário verificar se os seus dados estão atualizados no Cadastro Único.

Uma vez que os dados estão corretos, a pessoa responsável deverá fazer contato diretamente com a prestadora de serviços telefônicos da região e realizar o cadastro. Vale ressaltar que não é qualquer empresa telefônica que concede essa redução. Ou seja, apenas aquelas que estão diretamente vinculadas ao programa é que podem conceder o desconto.

Para realizar o cadastro é necessário ter em suas mãos o CPF, bem como o NIS (Número de identificação Social). O contato com as operadoras de telefonia pode ser efetuado via telefone. E você pode escolher qualquer concessionária vinculada, como Oi, ou então Vivo, Algar entre outras. Além disso, em alguns casos, a empresa pode solicitar algum documento para conferir os dados.

Conclusão

O telefone popular é um programa que surgiu para democratizar a comunicação. E permitir que todos os brasileiros tenham acesso a serviços de telefonia. Independentemente de sua condição financeira.

E ter acesso a este programa, como pode observar, é muito simples. Basta se enquadrar na parcela da população a qual o programa se destina. Atualizar seus dados no Cadastro Único e solicitar o benefício!

Então aproveite e se você se encaixa nos requisitos para inscrição, participe do programa e garanta essa facilidade que só trará benefícios para você e sua família.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui