Se você teve o seu Bolsa Família cancelado e está buscando os motivos para isso ter acontecido, fique comigo até o final, pois, fiz esse post para você.
Aqui apontarei todos os motivos que faz com que um Bolsa Família seja cancelado e claro, você precisa saber porque isso acontece, certo?
Quais são os motivos para ter o Bolsa Família cancelado?
De acordo com o que o governo federal prega, existem quatro motivos para ter o Bolsa Família cancelado, ou seja, você para de receber o seu benefício.
Veja abaixo quais são essas opções:
- O seu cadastro está desatualizado:
Uma maneira muito comum de as pessoas terem o seu Bolsa Família cancelado é ter o cadastro desatualizado.
Para saber qual é a situação atual do beneficiário, o governo exige que a cada dois anos seja realizado uma atualização.
A partir disso, o beneficiário pode atualizar diversas informações como:
⦁ Endereço;
⦁ Quantidade de pessoas na família;
⦁ Nível de escolaridade;
⦁ Nível de renda.
Normalmente, quando o prazo de dois anos está chegando ao fim, o próprio governo emite um aviso através do extrato da sua conta do Bolsa Família.
Caso você ignore a chamada e o prazo seja esgotado, o seu saque será suspenso até que você regularize.
Caso passe muito tempo ou mesmo uma fraude for constatada, você é suspenso definitivamente do programa.- As suas informações estão incorretas:
- A principal fonte de um cancelamento do Bolsa Família são as informações passadas pelos beneficiários, que muitas vezes são incorretas.
Qualquer tipo de mudança como a criança mudar de escola ao final de um ano letivo ou mesmo o aumento da renda da família pode resultar no cancelamento.
Portanto, é essencial que a sua atualização precisa ser feita no Cadastro Único.
Se você não fizer isso, durante um período em que o governo realize uma análise periódica dos participantes do programa, o benefício é cortado. - Você deixou de realizar o saque do seu benefício:
Normalmente, as pessoas que recebem o Bolsa Família possuem um prazo de 90 dias a partir da data de pagamento do benefício para poder realizar o seu saque.
Se o dinheiro for depositado e ele continuar na conta depois do prazo e chegar a mais de seis meses nessa situação, o governo vai cancelar o seu Bolsa Família.
A ausência do saque é considerada que você não precisa do dinheiro. - A sua renda se tornou maior da que é permitida pelo programa:
O governo federal costuma realizar um tipo de cruzamento d dados para saber se a sua renda declarada no cadastro do Bolsa Família corresponde ao que realmente acontece.
Se o governo observar que existe uma discrepância, ele vai cancelar o seu cadastro.
Não se encaixa em nenhum desses requisitos? Veja como resolver o Bolsa Família cancelado
Se você não se encaixou em nenhum desses requisitos e mesmo que tenha, como dados desatualizados, o beneficiário poderá recorrer ao CRAS para solicitar uma reanálise da sua situação.
Nesse caso você vai precisar apresentar o argumento do que aconteceu e apresentar alguns documentos, como:
⦁ RG;
⦁ CPF;
⦁ Carteira de trabalho;
⦁ Holerite atualizado;
⦁ Extrato bancário recente, caso você tenha algum membro que receba o benefício do INSS;
⦁ Certidão de nascimento ou RG e declaração escolar para os membros da família menores de 18 anos.