Auxílio Para Aposentados e Pensionistas: Saiba como irá funcionar o décimo quarto salário!

Você já ouviu falar no décimo quarto salário? Este é um projeto de lei que visa auxiliar financeiramente beneficiários do INSS.

Segundo o novo auxílio, aposentados e pensionistas deverão receber o abono de fim de ano em dobro. Quer saber mais?

Então continue sua leitura e veja agora mais detalhes sobre o décimo quarto salário. Desde quando este benefício estará disponível, até como fazer para consultar este novo abono. Confira!

Veja também:

Sobre a proposta do décimo quarto salário

O O Projeto de Lei 4.367/2027 foi o pontapé inicial para criação do décimo quarto salário. Este novo auxílio visa ajudar financeiramente os segurados durante a Pandemia, tendo em vista que na maioria dos casos o 13° salário é usado para quitar despesas excepcionais por conta da COVID-19.

No geral, o novo abono será pago aos beneficiários do INSS que recebem até 2 salários mínimos, ou seja, R$2200,00.

Com a aprovação do décimo quarto salário, a expectativa é que haja uma redução no impacto econômico causado pela Pandemia. Sobretudo porque grande parte dos beneficiários da previdência não têm capacidade laboral.

Caso seja sancionado, as parcelas do novo abono serão pagas a partir de março de 2022 e 2023.

Quem terá direito ao décimo quarto salário

Depois que o décimo quarto salário receber aprovação, terão direito a receber o novo auxílio os seguintes públicos:

  • Aposentados do INSS
  • Pensionistas
  • Indivíduos que recebem pensão por morte
  • Quem recebe auxilio reclusão
  • Beneficiários que recebem o auxílio-creche
  • Pessoas que recebem auxilio acidente

Beneficiários do BPC, assim como quem recebe pensão vitalícia e auxilio suplementar em decorrência de acidente de trabalho não terão direito. Também não receberão o novo abono quem recebe auxílio previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Valor do decimo quarto salário

De acordo com a projeto de lei, o valor do décimo quarto salário deverá ser o mesmo do décimo terceiro. Contudo, este é um ponto que ainda está em discussão. Isso porque existem propostas apresentadas ao Senado que limitam este valor.

Por exemplo, existe um projeto criado pelo deputado Pompeo de Mattos que versa sobre o decimo quarto salário. Caso este projeto seja aprovado, os aposentados e pensionistas que recebem até 1 salário, terão o auxílio no valor de 1 salário mínimo.

Quem receber entre 1 e 2 salários mínimos, o valor seria o mesmo. Mas, com acrescimento do valor proporcional a diferença entre o salário mínimo e o valor máximo pago pelo INSS.

Como consultar o novo abono

Hoje em dia aposentados e pensionistas do INSS conseguem consultar o décimo terceiro pelos apps e sites do INSS. Para consultar o décimo terceiro salário não será diferente. Então, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o Meu INSS ou então baixe o app que está disponível para dispositivos iOS ou então Android.
  2. Faça o login usando seu CPF através da conta Gov.br. Caso não tenha cadastro, realize seu cadastro para gerar suas credenciais de acesso.
  3. Após acessar, uma tela inicial será aberta. Então selecione o comando “Extrato de Pagamento”.
  4. Estando com o calendário disponível na tela, selecione o mês-base (janeiro de 2021)
  5. Por fim, clique na seta que fica ao lado do número do benefício. Depois que fizer isto, você irá conseguir visualizar detalhadamente todos os seus vencimentos.

Para receber o decimo quarto salário, você não terá que fazer qualquer solicitação especial. Se já fizer parte do grupo de beneficiários já terá direito ao auxilio automaticamente.

Redacao
Redacao
Artigos: 31

0