Que jovem nunca sonhou em viajar pelo Brasil sem pagar nada? Pois é, essa é só uma das muitas vantagens do benefício social conhecido como Identidade Jovem.
Iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, juntamente com os Direitos Humanos e Ministério da Mulher, com uma ID jovem, os jovens de baixa renda ainda garantem descontos em eventos esportivos e culturais.
Ficou interessado em saber mais sobre a Identidade Jovem? Então continue lendo! Nesse texto traremos todas as informações necessárias sobre o assunto. Confira!
O que é a Identidade Jovem?
A Identidade Jovem, ou ID Jovem, consiste em um benefício social que jovens considerados de baixa renda podem solicitar. Seu objetivo é permitir que esse público tenha a oportunidade de viajar, bem como participar eventos artísticos, culturais e esportivos.
Quem pode solicitar?
Para ter direito a carteirinha do Identidade Jovem, é necessário atender a alguns requisitos. São eles:
- Estar na faixa etária de 15 a 29 anos;
- Possuir renda familiar de no máximo 2 salários mínimos;
- Ter atualizado o cadastro no CadÚnico nos últimos 2 anos;
- Fornecer o Número de Identificação Social (NIS) que pode ser verificado na Carteira de Trabalho, extrato de FGTS ou então Cartão Cidadão.
“Além disso, vale ressaltar que o jovem não precisa estar matriculado em instituição de ensino para solicitar o ID Jovem.”
Vantagens da Identidade Jovem
O jovem que receber o Identidade Jovem poderá aproveitar algumas vantagens que este benefício social oferece. Entre as principais, estão:
- Acesso a eventos: Com a Identidade Jovem, você recebe desconto na compra de ingressos para eventos como shows, ou então cinemas, jogos, entre outros;
- Viagens de graça: a Identidade jovem permite ainda que você consiga passagens para viajar de graça. Em casos onde isso não for possível, também há a chance de conseguir 50% de desconto em assentos de trens, ônibus ou então transportes aquaviários.
Identidade Jovem – Como solicitar?
O primeiro passo para solicitar a Identidade Jovem é preencher todos os pré-requisitos já citados. Caso você ainda não tenha se inscrito no Cadúnico basta pegar seus documentos pessoais e procurar o CRAS da sua cidade.
Depois disso, é só seguir os passos abaixo:
- Entre no site ou então baixe o aplicativo da Identidade Jovem no seu celular. O App está disponível apenas para Android;
- Informe todos os dados solicitados, bem como adicione a sua foto;
- Selecione “Gerar ID Jovem” e aguarde até ser redirecionado;
- O sistema irá gerar um documento com QR code. Ele é a sua Identidade Jovem! Para facilitar as coisas é possível imprimi-lo. No entanto, se preferir, basta mostra-lo no seu celular quando for solicitar as passagens ou então o desconto.
Jovem pode viajar de graça? Veja as regras
A regra é clara: todos aqueles que possuírem a identidade Jovem tem acesso a passagens interestaduais de graça. No entanto, as empresas são obrigadas a disponibilizar apenas duas vagas gratuitas em trens, ônibus e embarcações.
Se essas vagas já estiverem preenchidas, as empresas devem disponibilizar mais duas vagas com 50% de desconto. Além disso, a reserva deve ser realizada com até três horas de antecedência. Outro ponto é que a viagem deve ser entre dois estados diferentes.
Também é importante ressaltar que todas as organizações que participam da ANTT são obrigadas por lei a fornecer apenas uma linha com assentos gratuitos durante a semana. Por isso é importante se informar sobre o horário e dia da linha.
Algumas outras regras relevantes são:
- Cada Identidade jovem pode reservar apenas duas passagens por dia;
- A passagem ou então desconto não pode ser transferido;
- É preciso usar uma ID dentro da validade, bem como estar portando os documentos pessoais para embarcar.
Enfim, se voce corresponde aos requisitos, nao perca tempo e faça logo seu cadastro acessando este link