Programa Brasil Carinhoso: O que é e como se inscrever

6
1614

O programa Brasil Carinhoso é uma iniciativa do Governo Federal que visa beneficiar famílias com crianças de até 4 anos em situação de extrema pobreza.

Este Programa também auxilia no fornecimento de mais vagas em creches municipais para crianças de até 48 meses. E, com isso, permitir que cada vez mais mães possam trabalhar despreocupadas com a segurança e bem-estar dos seus filhos.

Continue sua leitura e veja agora mais detalhes sobre o Programa Brasil Carinhoso. Desde o que se trata este auxílio, até a quem se destina e como se inscrever no Programa. Confira!

Programa Brasil Carinhoso – O que é?

O Programa Brasil Carinhoso consiste na transferência de recursos por parte do Governo Federal para custear despesas relacionadas ao cuidado de crianças. As famílias que fazem parte do Programa, recebem mensalmente a quantia de R$70,00. E este valor deve ser aplicado diretamente no cuidado com os pequenos.

Outro ponto que também vale mencionar aqui é que este programa favorece o acesso das crianças às vitaminas necessárias para prevenir doenças como anemias.

Esse projeto também é responsável por promover campanhas de vacinação, acompanhar as crianças nas creches. E até por fornecer os medicamentes necessários para os cuidados básicos.

No geral, o Programa Brasil Carinhoso apresenta 3 pilares fundamentais. São eles:

  1. Renda: Com o auxílio do Programa milhares de famílias saem da condição de miséria e passam a ter como se alimentar;
  2. Educação: Com a ampliação de vagas e incentivo à matricula de crianças de baixa renda em creches públicas, a fim de garantir a nutrição e segurança delas;
  3. Saúde: Oferecimento de suplementos que garantam a quantidade certa de vitaminas e também remédios para asma;

Quem tem direito?

O Programa se destina a famílias que possuem crianças com idade de até 4 anos e que se encontram em situação de extrema pobreza. Nesse caso, as crianças que integram a família precisam estar devidamente matriculadas em creches públicas ou conveniadas ao Poder Público.

Além disso, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito e recebendo o Bolsa Família;
  • Ter renda mensal igual ou inferior a R$89,00 por pessoa, mesmo contando o valor do bolsa família.

O apoio financeiro é enviado aos municípios que informaram no censo escolar do ano anterior. Diante disso, o Governo Federal envia um valor proporcional a quantidade de matrículas de crianças de zero a 4 anos, que preencherem os requisitos citados acima.

Com isso, os municípios podem oferecer mais vagas. E, como consequência, mais crianças são matriculadas, já que um dos requisitos para receber o benefício é se manter na creche. Deste modo, todos saem ganhando. Principalmente as crianças.

Como se inscrever no Programa Brasil Carinhoso?

Para se inscrever no programa Brasil carinhoso e passar a receber esse auxilio é muito simples. Para isso, basta que você siga aos seguintes passos abaixo:

  1. Primeiramente você deve se inscrever no CadÚnico;

Saiba como se cadastrar no CadUnico!

  1. Depois se inscreva no Bolsa Família;
  2. Por fim, procure o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade, levando seus documentos pessoais. E também o número do seu NIS. Assim, poderá solicitar a inclusão no Brasil Carinhoso.

Saiba como encontrar o CRAS da sua Região

Como é feito o pagamento?

O auxilio oferecido pelo programa Brasil Carinhoso é pago como o Bolsa Família. Deste modo, ele acaba sendo um acréscimo ao valor já depositado mensamente pelo outro programa. Isso permite que você saque ambos da mesma forma.

Diante do que trouxemos aqui é fácil notar a importância do programa, para a vida das crianças, dos seus pais, assim como também da sociedade em geral. Por isso, se você tem direito a usufruir dele ou então conhece alguém que tenha compartilhe estas informações. Certamente o Programa Brasil carinhoso fará muita diferença!

6 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que o auxílio é pras pessoas que recebem bolsa família. Gostaria de saber porque eu não tenho direito. Minha renda de 320. Pago aluguel e tenho três filhos ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui