Saiba como funciona o FGTS Inativo

11
14176

Se você não sabe do que se trata, mas que entender como funciona, quem tem direito e como sacar o FGTS inativo, esse artigo é para você. Leia até o final e conheça mais sobre o assunto.

Boa leitura!

Acredito que você já tenha escutado falar sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). É um direito de todo trabalhador em regime CLT, ou seja, com a carteira assinada.

Resumindo de forma mais clara, se trata de um desconto feito na folha de pagamento de trabalhador. Desconto correspondente a 8% do salário do empregado e que fica retido até que seu contrato com a empresa seja encerrado ou você se enquadre na lista de trabalhadores aptos a receber o FGTS. Clique aqui e saiba em quais situações se tem direito ao saque.

Estando apto para a retirada do saldo, a empresa comunica a Caixa Econômica Federal (CEF) e o banco libera o saldo para saque em até cinco dias úteis. Importante lembrar também que a Caixa solicita uma documentação específica para a retirada da quantia. Clique aqui e veja a documentação para o saque do FGTS.

Imagino que você deve estar se perguntando: Mas e o saque do FGTS Inativo. Como funciona?

O QUE É O FGTS INATIVO?

São contas que não recebem mais depósitos da empresa. Quando, por exemplo, o empregado é dispensado por justa causa ou o empregado pede demissão, ele tem sua conta inativa automaticamente. Entretanto, mesmo com a conta inativa, ela ainda está vinculada a Caixa e ainda sofre as correções de juros sobre o valor que está depositado.

FGTS inativo: é o nome para as contas do FGTS que não recebem mais depósitos.

Em dezembro de 2016, o Governo Federal tomou algumas iniciativas para fomentar a economia do país. Entre essas iniciativas estava a liberação do saldo de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS).

QUEM TEM DIREITO AO SAQUE DO FGTS INATIVO?

Todo empregado que tenha sido dispensado por justa causa ou que tenha pedido demissão em até 31 de dezembro de 2015 terá direito ao saque.

POSSO REALIZAR O SAQUE EM MAIS DE UMA CONTA?

Sim, a Caixa Econômica Federal não limita a quantidade de contas inativas na hora de se fazer o saque, mas é importante ficar atento ao término do contrato com as empresas, pois é necessário que todas as contas inativas que se deseja fazer o saque tenham tido o contrato encerrado em até 31 de dezembro de 2015.

EXISTE UM VALOR LIMITE PARA SAQUE?

Não, o cidadão poderá sacar todo o valor na Agência da Caixa. Se ele possuir o cartão cidadão poderá sacar até R$3.000,00 nos correspondentes bancários ou nas Loterias.

COMO CONSULTAR O SALDO?

  • Agência Caixa, com documento de identificação original e CPF em mãos;
  • Aplicativo FGTS: Para Android e Para IOS
  • Central de Atendimento: No telefone 0800 726 0207. É necessário estar com o número PIS, RG e CPF.

COMO SACAR O FGTS INATIVO?

O Ministério de Planejamento liberou um calendário para saque

MÊS DE NASCIMENTOSAQUE
Janeiro e fevereiroa partir de 10/03/2017
Março, abril e maioa partir de 10/04/2017
Junho, julho e agostoa partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembroa partir de 16/06/2017
Dezembroa partir de 14/07/2017

O trabalhador que perdeu esse prazo tinha até 31 de julho de 2017 para realizar o saque. Porém se mesmo assim o trabalhador não retirou o valor existem algumas situações que ele poderá utilizar o valor e são elas:

  • Aposentadoria;
  • compra de imóvel financiado;
  • doenças graves (como câncer);
  • morte e
  • 3 anos consecutivos sem registro

Para saber mais informações sobre o FGTS, acesse nossa aba exclusiva sobre o assunto. Tudo sobre o FGTS.

Até o próximo post!

11 COMENTÁRIOS

    • Olá, Selma! No artigo descrevemos quem tem direito ao FGTS inativo: “Todo empregado que tenha sido dispensado por justa causa ou que tenha pedido demissão em até 31 de dezembro de 2015 terá direito ao saque.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui