Saque-aniversário do FGTS

9
3625

Você conhece essa modalidade do FGTS? Se ainda não sabe do que se trata esse post é pra você!

Os trabalhadores nascidos no mês de agosto e que optaram pela modalidade do Saque-aniversário, já podem sacar seu FGTS.

O FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador que se encontra em regime formal de contratação, ou seja, trabalhadores contratados pela Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele recebe um valor que é recolhido e depositado na Caixa mensalmente pelo empregador.

Mas então, do que se trata o Saque-aniversário do FGTS?

O QUE É?
O Saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que permite que o trabalhador retire todo ano uma parte de seu FGTS.

QUEM TEM DIREITO?
Primeiro e mais importante de se lembrar é que só tem direito a esse saque anual o trabalhador que optar por essa modalidade. Então, além de estar em regime de contratação CLT ele precisa optar por receber esses valores anualmente.

ATÉ QUANDO POSSO SOLICITAR?
Os trabalhadores poderão solicitar a qualquer momento, entretanto, os que optarem por essa modalidade até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano da solicitação.

COMO OPTAR PELO SAQUE-ANIVERSÁRIO?
É muito simples, para ter direito ao saque do FGTS anual, basta solicitar a alteração pelo APP FGTS, site fgts.caixa.gov.br, Internet Banking Caixa ou direto nas Agências da Caixa

QUANDO SACAR?
Como o próprio nome sugere, o saque é feito no mês do aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque, ou seja, se o trabalhador nasceu em janeiro, ele terá até dia 31 de março para fazer o saque. Caso ele não realize o saque, o recurso volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

Há uma grande desvantagem nessa modalidade que muitas vezes é desconhecida pelos trabalhadores. Quando se opta pelo Saque-aniversário, o trabalhador abre mão de receber esse valor no momento da rescisão contratual com a empresa, tendo que esperar o mês de seu aniversário para conseguir fazer o saque. Porém, a multa contratual de 40% paga pela empresa é sacada pelo trabalhador no momento da rescisão.

Então, é muito importante levar essa informação em consideração na hora de realizar a solicitação.

Agora que você já sabe tudo sobre o Saque-aniversário FGTS, pode decidir se irá ou não solicitar.

Se esse artigo te ajudou envie para outras pessoas também conhecerem sobre a modalidade do FGTS.

Até o próximo post!

9 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se eu tenho direito no pis meu nome é Ana Paula Santos de Andrade sou empregada doméstica nunca recebi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui